VEREADORES DE NOVO ORIENTE APROVAM AUMENTO PARA AGENTES DE SAÚDE

Vereadores de Novo Oriente aprovam aumento para agentes de saúde

Os ACS e ACE, receberão R$ 1.250 a partir de 2019

Em sessão animada na noite desta segunda-feira (11), os vereadores de Novo Oriente, aprovaram por unanimidade Emenda Aditiva ao Projeto de Lei Nº 001/2019, que concede reajuste salarial aos agentes de saúde (ACS) e de endemias (ACE) do município.

Pelo projeto, os ACS e ACE, receberão R$ 1.250 a partir de 2019; 1.400 em 2020 e R$ 1.550 em 2021, entre outras vantagens como insalubridade e auxilio transporte.

A sessão contou com a presença do diretor do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias Cruz Castro, que foi a Novo Oriente para contribuir com a discussão do projeto.

A participação do diretor na sessão gerou o primeiro confronto da noite. Num primeiro momento, o presidente Agostinho Lopes alegando prazos regimentais não aceitou a participação, depois foi convencido pelo vereador Emerson Gomes (Som), autor da Emenda Aditiva da importância da explanação do diretor.

Depois de ter concordado, ele negou novamente atendendo a vereadora Gilmara Ferreira, que queria que diretor viesse na próxima sessão, no entanto, após a manifestação dos demais vereadores favoráveis a participação do diretor, o presidente voltou atrás novamente.

Em sua fala, Cruz Castro explicou que o projeto é uma lei federal e que o dinheiro para pagar os salários dos agentes serão repassados pelo governo federal integralmente, cabendo as prefeituras o pagamento da insalubridade que por determinação do Ministério do Trabalho e Emprego é de 20% para os ACS e de 40% para os ACE. Após a explanação e discussão o projeto foi aprovado por unanimidade.

Fonte: Portal V1