VICE-PRESIDENTE DA CSB É DELEGADA NACIONAL DA CONFERÊNCIA DE SAÚDE DA MULHER

Vice-presidente da CSB é delegada nacional da Conferência de Saúde da Mulher

Evento visa construir uma política de saúde para melhoria do atendimento da gestação até a velhice

Por ser membro do Conselho Nacional de Saúde (CNS), a vice-presidente da CSB, presidente da Federação Nacional dos Odontologistas (FNO) e do Sindicato dos Odontologistas do Estado da Paraíba (SINDONTO/PB), Joana Batista de Oliveira Lopes, será uma das 36 delegadas da Conferência Nacional de Saúde da Mulher. O anúncio foi feito durante a etapa estadual da Paraíba, realizada durante o sábado (22) e o domingo (23), no Espaço Cultural de João Pessoa.

O evento é dividido em três etapas: municipal ou macrorregião, estadual e nacional.

O objetivo do simpósio é a construção de documento unificado nacional para a saúde das mulheres brasileiras embasado nas discussões regionais.

Em João Pessoa, gestores, trabalhadores e público em geral trocaram experiências e sugestões em Grupos de Trabalho (GTs) ao relatarem problemas e casos exitosos. No entendimento dos presentes, a política de saúde precisa pensar de enfrentamento aos temas críticos como morte materna e violência obstétrica.

Segundo Joana Lopes, a universalização da saúde da mulher é fundamental. “Por conta do gênero, a mulher tem diversas peculiaridades. É muito importante discuti-las em uma conferência. Elas serão agora acompanhadas com a mesma qualidade desde a gestação até a velhice”, afirmou.

A Conferência adotou como tema central a “Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade”. O eixo principal é “Implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres”.

Já os eixos temáticos são: Agroecologia, sustentabilidade e desafios para a saúde das mulheres; Adoecimento das mulheres na contemporaneidade; Violências nos ciclos de vida das mulheres e garantia da execução da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM); Políticas públicas para as mulheres: conquistas, desafios, vulnerabilidade e papel do Estado.

A Conferência Nacional de Saúde da Mulher está prevista para os dias 17 a 20 de agosto, em Brasília. As diretoras do SINDONTO/PB, entidade filiada à CSB, Joaquina Araújo e Rejane Cartaxo também foram eleitas delegadas nacionais.