COM PÚBLICO RECORDE, CSB E SEAAC DEBATEM REFORMA TRABALHISTA EM PRESIDENTE PRUDENTE (SP)

Com público recorde, CSB e SEAAC debatem reforma trabalhista em Presidente Prudente (SP)

Seminário, que contou com as parcerias da OAB e Sescon-SP, recebeu mais de 350 participantes, que assistiram a palestras sobre a Lei 13.467

Em vigor há mais de um mês, a Lei 13.467, da reforma trabalhista, ainda tem gerado dúvidas nos trabalhadores, empresários e empregados da área de Recursos Humanos (RH). Para subsidiar técnica e juridicamente dirigentes, advogados e representações do mundo do trabalho, a Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) e o Sindicato dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio e de Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e em Empresas de Serviços Contábeis de Presidente Prudente e Região (SEAAC), em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) eo Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP), realizaram na manhã desta quinta-feira (14), na sede da OAB Presidente Prudente, o Seminário “Reforma Trabalhista – Os impactos da Reforma Trabalhista nas relações de trabalho”.

Com um público de 350 participantes, entre trabalhadores, advogados, dirigentes sindicais, representantes do setor patronal e funcionários da área de recursos humanos, o evento contou com as palestras do desembargador do TRT 15ª Região Luís Henrique Rafael e do Subprocurador-Geral do Trabalho – DF, Luís Antônio Camargo de Melo.

Temas como as novas modalidades de contrato de trabalho, obrigatoriedade de as homologações serem feitas nas entidades sindicais e subsistência dos sindicatos foram amplamente comentados e questionados pelos participantes, que puderam fazer perguntas por meio do aplicativo de mensagens Whatsapp.

Um dos organizadores do seminário, o 1º secretário de Organização e Mobilização da CSB e presidente do SEAAC, Paulo de Oliveira, o P.O., falou sobre a importância do evento no atual cenário brasileiro. “Fizemos uma avaliação extremamente positiva, o número de participantes nos deixou muito feliz. No ponto de vista da CSB, foi importante pois destacou a Central em uma forma regional. Você tem os mais diversos setores assistindo e ouvindo falar sobre a entidade. A participação dos sindicatos também fortalece ainda mais a Central, essa é uma luta nossa como entidade, e isso tem um reflexo positivo. Como organizador, é uma alegria muito grande em poder realizar um evento onde tudo saiu conforme planejado e onde os palestrantes fizeram uma participação de forma muito expressiva com uma visão mais progressista da reforma. Estamos felizes com o resultado do evento”, falou P.O., que também é vice-presidente da CSB Seccional São Paulo.

O seminário também possibilitou mostrar aos profissionais de RH um lado que muitos não querem enxergar das entidades sindicais. “Quando você traz na mesa uma central sindical e coloca junto a uma representação de um segmento importante como é a contabilidade, pois eles balizam  a aplicação da Lei, por serem eles que operam a relação de trabalho, demostra que estamos dispostos a fazer um debate de alto nível e que entendemos a importância das empresas, mas estaremos sempre na defesa dos interesses dos trabalhadores em busca de uma relação mais justa e mais igual, em um processo de distribuição de renda através de um salário e da qualidade do trabalho. A participação patronal também contribuiu muito nesta discussão”, completou P.O, agradecendo ao presidente da Central pela colaboração.

“Queremos destacar os agradecimentos ao presidente Neto, pois de pronto ele atendeu nossa solicitação e a necessidade desta região em poder ouvir palestra do nível que a gente ouviu nos eventos estaduais e nacionais da CSB. Também quero agradecer o Alessandro [Rodrigues, secretário de Comunicação da CSB], que com muita competência viabilizou todos os detalhes para que a gente pudesse realizar e para que o evento fosse um sucesso”, finalizou o presidente do SEAAC.