CSB PARTICIPA DA ASSEMBLEIA DE FUNDAÇÃO DO SINDICATO DOS TRABALHADORES MUNICIPAIS DE ORLEANS (SC)

CSB participa da assembleia de fundação do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Orleans (SC)

Durante ato, categoria também aprovou a filiação da entidade à Central

O Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Orleans (Sintramor), cidade a 180km da capital Florianópolis (SC), realizou na noite desta quinta-feira (15), na Câmara Municipal, sua assembleia de fundação. A entidade, que vai representar os cerca de 600 servidores, também aprovou a filiação à Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB).

Apesar de nascer em um momento conturbado para o movimento sindical, a presidente da entidade, Janes Aparecida de Oliveira, está confiante com a mobilização dos trabalhadores.

“Nascemos na disposição, nós temos um grupo muito bom para trabalhar e estamos passando uma situação muito difícil na cidade, financeiramente falando. Os servidores estão animados para lutar e nós vamos conseguir trabalhar, vamos fazer valer o que é de direito nosso e as coisas vão melhorar com certeza”, disse.

Com a diretoria formada, a entidade também já nasceu com prioridades na defesa dos seus trabalhadores.

“O primeiro objetivo nosso é a valorização do funcionário, sempre, porque nós somos muito desvalorizados. Precisamos arrumar nossos salários pois eles estão defasados. É impossível viver na situação que se vive hoje, com o preço de tudo subindo muito e nós com um salário muito baixo. Essas são algumas das prioridades que nós vamos correr atrás”, completou a dirigente, destacando que os servidores do município têm o menor salário da região.

Ainda para a presidente da entidade, a filiação à CSB também ajudará neste momento de incertezas e nas lutas diárias.

“A importância [da filiação] é muito grande junto com o nosso grupo unido, que trabalha todo dia e sabe o que está acontecendo. Isso faz uma diferença muito grande na luta para conseguir coisas melhores e não permitir que a administração faça tudo do jeito dela sem conversar com os servidores, que é uma peça fundamental no crescimento e do bom andamento da comunidade”, completou Janes.

A CSB tem sido fundamental em todo processo de fundação do sindicato, seja no apoio logístico ou nas questões organizacionais.

“Nos colocamos à disposição para conseguir um estatuto que fosse mais adequado ao serviço público e providenciamos o cadastro no Diário Oficial da União e a publicação no mesmo. A CSB, que já tem a filiação garantida deste sindicato, se colocou à disposição para auxiliá-los em relação ao registro de atas, encaminhamento de CNPJ e abertura de conta, além de formação para esta diretoria que praticamente não conhece nada do movimento sindical. A CSB vai dar o apoio de formação da diretoria e sustentação de discussão com o gestor do município”, disse Tomaz Vieira, secretário de Finanças da Seccional Santa Catarina da CSB.