“A CSB É UMA CENTRAL DIFERENCIADA, E LÍDERES DIFERENCIADOS COMEÇAM PELA PERFORMANCE, USANDO AS TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO”, AFIRMA CARLOS CONCE

Carlos Conce_foto principal

Especialista em Letras abriu o ciclo de palestras do Congresso Estadual do Paraná; evento segue até a próxima sexta-feira, 26

O primeiro dia de palestras do Congresso Estadual realizado em Curitiba começou com uma apresentação interativa, que incitou a participação dos dirigentes da CSB. Carlos Conce, mestre em comunicação pela UFRJ, falou aos presentes sobre o poder da palavra. Com o tema “Oratória Sindical”, o especialista tratou sobre as habilidades de comunicação e desempenho necessárias a um bom líder sindical.

No processo de comunicação, três elementos são fundamentais – quem fala, sobre o que se fala e o receptor da mensagem. Este último, segundo o especialista, merece maior destaque. Para que o processo de aprendizagem e transmissão de informações seja efetivo, é necessário conhecer e trabalhar a atenção qualificada do ouvinte.

O sucesso no entendimento da mensagem depende de algumas técnicas fundamentais. Segundo o mestre em comunicação, são três as aptidões necessárias a qualquer líder sindical –eloquência, retórica e oratória. “Estamos preparando ouvintes para o discurso, é assim que o líder sindical deve agir. Especificar o que vai dizer logo no início ajuda a clarificar o discurso e aumenta o nível de atenção de quem escuta”, exemplifica Conce.

Para transmitir credibilidade e garantir uma performance convincente, capaz de persuadir, o líder sindical deve fazer uso de pausas e entonações vocais. “A forma de dizer faz a diferença, pois não é só o conteúdo que importa”.

Segundo Carlos Conce, a iniciativa da CSB ao oferecer capacitação a seus dirigentes fortalece a representação dos trabalhadores. “A CSB é uma central diferenciada, que busca uma liderança que construa, que faça a diferença, preparando seus líderes cada vez mais. E líderes diferenciados começam pela performance, usando as técnicas de comunicação capazes de convencer, persuadir e influenciar”.

A influência da oratória para o líder sindical

Além de dominar a técnica, é essencial buscar conhecimentos específicos acerca do tema sobre o qual se expõe. A competência intelectual faz parte das cinco habilidades de comunicação e oratória do líder sindical. “Um líder é quem está pronto, atualizado, atento”, garante o professor. Para isso, deve-se conhecer a realidade da categoria, estar a par do que acontece no País e manter o posicionamento combativo nas lutas em favor da classe trabalhadora.

Equilibrar razão e emoção diante de situações de enfrentamento garante o sucesso de um debate ou discurso. Para dominar o medo de falar em público, Carlos Conce dá algumas dicas: respirar conscientemente, trabalhar com pensamentos programados positivos e organizar as idéias que irá trabalhar no discurso.

Para colocar em prática as habilidades verbal e vocal, Conce sugere respeitar a gramática correta da língua portuguesa, além de fazer uso de recursos vocais, como a entonação e divisão silábica. Por fim, a postura e a expressão corporal do orador devem ser usadas de maneira consciente. “O visual, a aparência e a gesticulação fazem toda a diferença na hora do discurso”, afirma.

Veja a apresentação de Carlos Conce

Fonte: CSB

Compartilhe

Comentar